GUIA DA JOIA

Tenho um compromisso com a qualidade das joias produzidas por mim e proporciono aos meus clientes todo o suporte necessário para a manutenção e cuidado com as mesmas.

 

Assim, além de fornecer informações acerca dos cuidados habituais necessários para a manutenção de sua joia, estou à disposição e terei o maior prazer em aconselhá-los nos procedimentos profissionais necessários para preservar ou reparar sua peça. 

Para que sua peça possua a garantia completa oferecida pela marca, é necessário que todas as limpezas profissionais e manutenções sejam feitas por mim ou por alguém indicado por mim. 

 

Para estreitar nosso relacionamento e facilitar a manutenção da sua joia, eu ofereço a você uma limpeza anual gratuita*, leia mais sobre isso no item: LIMPEZA SIMPLES OU PROFISSIONAL? 

CUIDADOS GERAIS COM AS JOIAS

- Não deixe a joia cair no chão ou sofrer qualquer tipo de impacto ou tração;

- Não as deixe expostas ao calor e ao sol;

- Utilize apenas as tarraxas originais do produto, no caso dos brincos;

- Não force a entrada da tarraxa, pois você poderá danificar o pino;

- Não coloque suas joias em contato com cloro, acetona, perfumes, álcool ou qualquer outro produto químico, cosméticos ou medicamentos;

- Coloque suas joias 15 minutos após ter passado o perfume;

- As joias devem ser guardadas separadamente em suas embalagens originais. Se você possuir um porta-joias para todas, separe-as com veludo, flanela ou outro tecido macio;

- Fique atento às orientações específicas de cada tipo de material como: pérolas, diamantes e outros materiais;

- Não durma nem tome banho com suas peças;

CORRENTES 

Todas as correntes de ouro e prata utilizadas nas suas joias receberam testes mecânicos para assegurar sua integridade física. Entretanto, como estamos tratando de joias, essas correntes precisam ser delicadas e finas, para que mantenham sua beleza e harmonia estética. Assim, alguns cuidados especiais são necessários para que se evite amassados e rompimentos. São eles:

 

- Não dormir com a corrente;

- Não tracionar brusca ou violentamente a corrente;

- Não colocar peso ou deixar objetos caírem sobre a corrente; 

* O rompimento e amassados nas correntes são considerados mau uso e não estão cobertos pela garantia do produto. 

FIOS NATURAIS E SINTÉTICOS

FIOS NATURAIS*

 

Os fios naturais utilizados nas joias são compostos por materiais orgânicos, tais como: couro, algodão, linho, piaçava, etc. Assim como todo tipo de matéria orgânica, eles estão sujeitos ao desgaste do tempo, o que pode ser acelerado pelo contato com a água, sol, produtos químicos e temperatura. 

Estes fios deverão ser substituídos eventualmente mas, seguindo os cuidados abaixo, você pode aumentar o seu tempo de vida útil:

- Não molhar ou colocar a peça em contato com qualquer produto químico;

- Acondicione a peça, após o uso, sempre nas embalagens originais em local fresco e arejado; 

FIOS SINTÉTICOS*

 

Os fios sintéticos utilizados nas joias são compostos por materiais industrializados, tais como: nylon, poliéster, silicone, borrachas, etc. Ainda que estes materiais possuam uma maior vida útil e resistência, comparados com os naturais, eles também deverão ser substituídos eventualmente, à depender do tipo de material utilizado. 

Além disso, é preciso cuidado para evitar que o material sofra alterações na sua estrutura física ou química, o que pode deixa-lo frágil, quebradiço ou até mesmo inutilizável. Abaixo seguem os cuidados que você deve ter com os fios sintéticos:

- Não molhar ou colocar a peça em contato com qualquer produto químico;

- Não as deixe expostas ao calor e ao sol;

- Acondicione a peça, após o uso, sempre nas embalagens originais em local fresco e arejado; 

* O rompimento e a alteração da estrutura física (dobras, indentações, mudança de cor, etc.) nos fios naturais e sintéticos são considerados mau uso e não estão cobertos pela garantia do produto. 

LIMPEZA SIMPLES OU PROFISSIONAL ?

As joias produzidas por mim são compostas por Ouro (Au) 18k, Prata (Ag) de teor 950 e/ou Bronze com gemas preciosas e materiais naturais. 


Caso a sua joia não tenha nenhum tipo de material alternativo que necessite de cuidados especiais (como couros naturais, tecidos, madeiras, conchas, etc) ou acabamentos delicados (como oxidação, esmaltes, etc), limpe sua joia com uma flanela limpa e seca. Caso o resultado não seja satisfatório, entre em contato comigo através dos contatos existentes na garantia da sua joia ou agende uma visita em meu Show Room e traga sua joia para uma avaliação profissional.

 

Caso prefira optar pelo atendimento online, entre em contato através do nosso email (carolpoubeljoias@gmail.com) informando a sua necessidade com fotos do produto e, caso seja necessário,  envie a peça para que eu possa realizar a manutenção necessária. Todas as peças tem direito a uma manutenção gratuita* por ano. Para joias com diamantes e pérolas ou outras gemas orgânicas, seguir as orientações descritas abaixo.

* Essa manutenção gratuita anual engloba apenas serviços de limpeza da peça, polimento e avaliação das garras que fixam as gemas. Caso seja avaliado que é necessário realizar algum reparo ou troca de algum material desgastado, será enviada uma notificação ao cliente com o orçamento, que deve ser aprovado para a autorização do procedimento. Caso o cliente não aceite realizar os procedimentos recomendados poderá perder a garantia da peça. Os custos totais de transporte da peça são de responsabilidade do cliente. 

COMO CUIDAR DE JOIAS EM PRATA (Ag)

As joias que possuem prata são construídas em sua totalidade pelo melhor teor de ligas de prata do mercado. É chamada Liga de Prata 950, o que significa que contém 95% de prata pura e 5% de cobre puro. 


Limpe sua joia com uma flanela limpa e seca. Caso o resultado não seja ainda satisfatório, traga sua joia até uma de nossas lojas para uma avaliação profissional.

OXIDAÇÃO*

A Prata e o Cobre, metais presentes na maioria das ligas de Ouro, em contato com o ar passam por um processo químico denominado oxidação, podendo ocasionar alteração na coloração original da peça. Essa alteração de cor não representa mudança de qualidade ou teor das ligas, é apenas uma alteração natural e superficial, ocorrendo em maior ou menor intensidade em função de fatores diversos como a proximidade do mar, o PH da pele ou a forma de acondicionamento da peça. 

Algumas de nossas peças possuem superfícies de prata escurecida, chamamos esse acabamento de prata oxidada. Esse processo é realizado para oferecer a você um produto de qualidade com opções de acabamento diferenciadas. Esse acabamento, assim como banho de ouro, superfícies foscas, entre outros, sofrerão ação do tempo e serão removidos naturalmente com o uso. Porém, alguns cuidados devem ser tomados para que a superfície permaneça com aparência nova por mais tempo:

- Não deixe cair no chão ou sofrer qualquer tipo de impacto;

- Não as deixe expostas ao calor e ao sol;

- Não coloque suas joias em contato com cloro, acetona, perfumes, álcool ou qualquer outro produto químico, cosméticos ou medicamentos;

- Coloque suas joias 15 minutos após ter passado o perfume;

- As joias devem ser guardadas separadamente em sua embalagem original. Se você possuir um porta-joias para todas, separe-as com veludo, flanela ou outro tecido macio;

- Fique atento às orientações específicas de cada tipo de material como: pérolas, diamantes e outros materiais;

* Este processo de oxidação em particular, tem uma alta reatividade com produtos químicos, em especial o cloro e o álcool. A alteração da oxidação é considerada mau uso e não está coberta pela garantia do produto. 

COMO CUIDAR DE JOIAS COM DIAMANTES

A beleza dos diamantes é apreciada pelo seu brilho, transparência e no “fogo” de cores refletidas, propriedades que serão mantidas por mais tempo se forem seguidas as instruções de limpeza e manutenção adequadas.


Recomenda-se limpar o diamante sempre que manuseado, friccionando-o levemente com escova de cerdas macias, água morna e sabão. Além disso, embora uma das maiores características do diamante seja a sua elevada dureza, é preciso preservá-lo da ação de impactos e do contato com outros diamantes a fim de que a gema não se danifique, seja arranhada ou danifique outras gemas com durezas menores. Portanto, é necessário guarda-los isoladamente das demais joias.

Caso você queira saber mais sobre as durezas das gemas, solicite por email a tabela de durezas, será um prazer te orientar sobre isso. 

COMO CUIDAR DE JOIAS COM PÉROLAS E OUTRAS
GEMAS ORGÂNICAS

As gemas orgânicas são constituídas de materiais perecíveis que se desgastam com o tempo, ou seja, toda joia com pérolas ou gemas e materiais orgânicos possui um prazo de validade. 

Para cuidar das pérolas ou demais gemas e materiais ogânicos (como o âmbar, o coral, o marfim, conchas, etc), peças que merecem cuidados especiais para ficarem belas por muito mais tempo, é necessário observar algumas regras adicionais além dos cuidados gerais acima mencionados. 

 

Suas superfícies possuem micro-porosidades que fazem com que absorvam facilmente as substâncias que entram em contato com elas, portanto não use esse tipo de joia na piscina ou no banho. Além disso, evite contato com cremes, cosméticos, maquiagens, detergentes, tintas, perfumes, ácidos e outros produtos químicos, principalmente os que contém corantes.

Após cada uso, passe uma flanela limpa e seca para conservar o seu brilho e tirar resíduos de suor e oleosidade natural da pele. Caso seja necessário, lave com água corrente e sabão neutro com uma pequena escova de cerdas macias. Com esses cuidados suas joias com gemas orgânicas poderão ser usadas por várias estações!

JOIAS COM PEDRAS OU PÉROLAS EM FIOS

Joias com gemas e pérolas em fios apresentam desgaste natural do fio com o tempo de uso, o qual deverá ser substituído (reenfiado). 

Essas peças precisam ser reenfiadas* uma vez por ano, e, em caso de uso frequente, a cada 6 meses. Isso irá prevenir que sua joia arrebente por desgaste do fio e você perca as pedras fiadas. 

* O reenfiamento não está incluso na manutenção gratuita anual. 

COMO CUIDAR DE JOIAS COM GEMAS MINERAIS

Quando sua joia for construída apenas com metal, sem nenhum tipo de gema ou material alternativo acoplado, tudo se torna mais fácil. A oxidação natural pode ser facilmente removida e o cuidado com a peça é mínimo. 

Porém, as peças que possuírem qualquer tipo de gema mineral devem ser cuidadas com mais carinho. Muitas gemas apresentam inclusões naturais, micro fissuras e superfícies porosas. São aspectos que, nem sempre são visíveis a olho nu e podem manchar se entrarem em contato com a água ou agentes químicos. 

Outro aspecto que deve ser observado é o armazenamento. Nunca deixe sua joia com gemas coloridas expostas ao sol, algumas gemas são sensíveis aos raios ultra-violeta, ao calor, choques térmicos e podem se danificar facilmente. 

Lembre-se, não é porquê você tem uma joia que ela é invencível à ação do tempo. Todos os produtos que compramos exigem um grau mínimo de cuidado para que continuem nos servindo por muito tempo. 

OURO E SUAS CORES

O Ouro é um metal facilmente moldável e, para transformar as joias em objetos mais duráveis, foi criada uma fórmula com teores de diferentes metais, os quais agregam propriedades físicas e químicas que melhoram o desempenho da liga contra forças físicas e atribuem novas colorações. 

O ouro puro, como elemento natural, é amarelo e chamado de 24k (100% ouro). Ele e o cobre, que é vermelho, são os únicos metais coloridos da natureza. Todos os demais, como a prata, o paladium ou a platina, são branco-acinzentados. 

A liga mais utilizada no Brasil é o Ouro 18k (75% ouro puro e 25% liga de Cobre e Prata). Mesmo quando o ouro é amarelo (como o ouro 18k que utilizamos em nossas peças), os tons variam, do mais pálido ao mais vibrante. Cada joalheiro possui sua receita, o que importa é que a liga de Ouro 18k tenha 75% de ouro puro, o que é adicionado n porcentagem restante é que vai influenciar nas características físicas e químicas do metal, inclusive sua cor.

Todas as minhas peças são fabricadas com uma liga especial desenvolvida pela joalheira e são certificadas quanto ao teor. 

EUROPA
999
750
585
416
375
AMÉRICA
24K
18K
14K
10K
9K
TEOR DO OURO
100%
75%
58,5%
41,6%
37,5%
BANHOS DE OURO E DE RÓDIO

O Ródio é um metal precioso da família da platina. Ele é usado para dar um aspecto branco, principalmente nas peças de ouro branco.

Porém, é importante que você saiba que não há uma liga de ouro realmente branca. Isso ocorre porque o ouro é naturalmente amarelo, assim, ainda que ligado à metais brancos como a platina, o aspecto final será amarelado.

 

Desta forma, o banho de ródio é utilizado para conferir o aspecto prateado/branco do ouro branco. Então, para o ouro ficar com aquele aspecto prateado e brilhoso, dá-se um banho de ródio.

Com o tempo e a freqüência de uso o banho se desgasta, o que deixa transparecer a superfície amarelada do ouro branco. Quando isso ocorre, é preciso levar a joia até uma loja para que ela receba um novo banho de ródio.

Não há uma regularidade necessária para o reparo do banho de ródio das joias. Ele deve ser feito apenas quando nota-se as manchas amareladas. Pense nisso se for escolher uma aliança de casamento de ouro branco.

É comum encontrar no mercado joias de platina ou de prata banhadas com ródio. No caso da platina, o ródio aumenta o brilho. Com a prata, que é um metal macio e arranha facilmente, o banho aumenta a resistência a riscos e arranhões.